“(...)Há grandeza neste modo de ver a vida, com as suas potencialidades, que o sopro do criador originalmente imprimiu em algumas formas ou numa só; e assim, enquanto este planeta foi girando de acordo com a lei imutável da gravidade, a partir de um início tão simples evoluíram inúmeras formas mais belas e mais maravilhosas(...)”
Charles Darwin - A origem das Espécies
Começamos este trabalho tendo por base a frase supramencionada, não somente porque esta faça jus ao que aqui se pretende abordar, como também, nos remete para a evolução dos seres vivos e de tudo o que nos rodeia.
No mundo actual, o evolucionismo está patente nos mais distintos aspectos da humanidade, abarcando as mais diversas áreas do saber, torna-se por si só um factor determinante e primordial, dotado de poderosos argumentos capazes de criar rupturas tradicionais e convenções clássicas, e que por sua vez conduzem o Homem a uma constante análise e reflexão da sua evolução biológica e existencial.
Por tais factos, surgem-nos os termos “Epigénese” e “Neotenia”, considerados como teorias, no entanto dada à subjectividade do termo “teorias” prevalece quem as defenda, e em contra partida quem as ataque. Todavia, convém salientar que alguns cientistas de renome consideram-nas como factores evidentes e fundamentais para a evolução humana.
Epigénese...
“A preocupação com os processos de desenvolvimento dos seres vivos é muito antiga. O filósofo grego Aristóteles (384-322 a.C.) propunha que, durante a formação do embrião, estruturas novas iam sendo formadas progressivamente, num processo que ele denominou epigénese.…”
pt.wikipedia.org/wiki/Epigénese
A epigénese teoria que, contrariamente ao preformismo, (teoria que defende que o ser humano é determinado em função da sua genética, estando deste modo condicionado pela sua hereditariedade), defende que todo o ser humano nasce incompleto. Segundo esta teoria, o ser humano desenvolve-se tendo em conta o meio em que está inserido e que este vai adquirindo aptidões que são resultado das suas vivências.
Assim sendo, é através do meio que o envolve e das suas experiências vivenciadas (que o tornam único e individual) que o ser humano se desenvolve. Este processo de desenvolvimento é um processo que se constrói e prolonga-se por toda a vida do ser humano.
Neotenia...
“Neotenia é o nome dado à propriedade, em animais, de retenção na idade adulta de características típicas da sua forma jovem. Na neotenia os animais têm seu sistema reprodutor maturado e se reproduzem normalmente, porém seu aspecto externo é de um indivíduo jovem. ...”
pt.wikipedia.org/wiki/Neotenia
Sendo a neotenia a retenção de características juvenis na idade adulta (maturidade), na espécie humana está em muito referenciada à destreza/capacidade de adaptação a um vasto espectro de situações de vida, ao invés de nos especializarmos a um único nicho.
Segundo os especialistas uma das principais características do ser humano é o seu inacabamento humano, ou seja um atraso no seu desenvolvimento biológico e social. O que se reflecte num processo evolutivo moroso e com atrasos de maturação, que diferenciam os seres humanos dos restantes animais que são precoces na manifestação de características próprias da idade adulta, tornando-se assim mais autónomos e independentes num curto período de tempo. Embora, o processo evolutivo do ser humano se efectue de forma progressiva e dependente do apoio do outro, quer para uma melhor apreensão de cultura, assim como para uma melhor adaptação do meio de inserção, considera-se que a maturação nunca esta completamente terminada, isto é, é-se adulto, mas continua-se a possuir características próprias da infância/ adolescência. O que sua vez se reverte a favor do ser humano, tornando-o assim em constante aprendizagem e evolução.
Em suma, poder-se-á dizer que a neotenia designada como um atraso/inacabamento do processo evolutivo da vida do ser humano, acarreta inúmeras mais valias que se traduzem não somente na capacidade contínua de progressão, adaptação e aprendizagem, mantendo também, a juventude...
Bibliografia:
Tavares et al. (2007). Manual de Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem. Porto: Porto Editora, pp.34-40;
UAB, Charles Darwin duzentos anos depois, o que podemos ainda aprender com o autor de A Origem das Espécies? Revista Ler (2009);
http://psicologia-12abc.blogspot.com/2009/10/preformismo-e-epigenese_05.html;;
http://www.papoquedure.net/Neotenia.pdf;
Imagem 1 in: http://psicologiab-jml.blogspot.com/2010/12/saber-mais.html;
Imagem 2 in: http://psicologia-12abc.blogspot.com/2009/10/preformismo-e-epigenese_05.html
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